Entre 1945 e 1966, o programa Case Study Houses, similar à exposição Weißenhof-siedlung, abordou o estudo de habitações econômicas de fácil construção, supervisionando o projeto de 36 protótipos para construir em face do desenvolvimento residencial do pós-guerra. A iniciativa do editor John Entenza, da revista Arts & Architecture, reuniu e centralizou em Los Angeles figuras arquitetônicas renomadas para esse fim, onde foram encontrados talentos como Richard Neutra, Charles e Ray Eames, Pierre Koenig e Eero Saarinen, entre outros.
O programa experimental não só definiu o lar moderno de uma maneira diferente, exercendo forte influência sobre a arquitetura internacional até hoje, mas também promoveu a aplicação de novos sistemas de construção e materiais na arquitetura residencial. Analise detalhadamente algumas das suas características mais emblemáticas em conjunto com recomendações para enfrentar situações contemporâneas, abaixo.
Habitação Moderna: adaptar-se a novas atividades, necessidades e modos de viver
"O que é uma casa?" Eames se perguntou e respondeu com um desenho que destacava as novas atividades que começavam a se manifestar na casa do momento: ouvir música, exibir filmes, o entretenimento e descanso. As funções da moradia foram introduzidas em muitos casos com plantas abertas e salas de usos múltiplos, zoneadas em espaços públicos e privados, que rapidamente se tornaram uma característica predominante.
Nesse sentido, as casas também foram destacadas por detalhes criativos que passaram a unir os espaços interiores entre si e eles com as áreas externas, estimulando o uso de espaços ao ar livre. Portas deslizantes, móveis e outros elementos de separação pareciam dar um passo à frente na personalização dos ambientes- tentando enfrentar os desejos desconhecidos dos futuros habitantes - permitindo abordar a privacidade e a segurança da mesma forma.
Porém, outro fator interessante foi uma atenção importante para aos espaços de armazenamento, como armários, prateleiras e estantes embutidas, especialmente na área de cozinha, salas e serviços. Nesse sentido, como observado nas filmagens de "House: after five years of living", realizado por Eames em 1955, os objetos pessoais dos usuários, e onde estão expostos, têm um papel importante na humanização da moradia.
- Conselhos para desenhar uma casa compacta
- Configurações inteligentes para cozinhas pequenas
- Espaços de armazenamento para casas pequenas: soluções e exemplos úteis
Habitação Econômica: entender os novos materiais industriais e reduza os custos de energia
Evidente em vários exemplos, materiais de baixo custo, como blocos de concreto, painéis de compensado e vidro industrial foram propostos, o que reduziria drasticamente o custo do trabalho. Ao mesmo tempo, a resistência do metal foi incorporada, permitindo reduzir as dimensões dos pilares e vigas, estabelecendo estruturas mínimas para delimitar o espaço. A despesa de manutenção se tornou mais baixa. Os elementos poderiam facilmente ser substituídos por novas peças em caso de quebra ou simplesmente expostos a um acabamento cru ou com pintura fina.
Mas isso foi reforçado com várias práticas que permitiram reduzir as despesas associadas ao aquecimento e iluminação. Em vários exemplos, grandes pedaços de vidro foram colocados do chão ao teto, permitindo a entrada de mais luz solar, e elementos deslizantes nos compartimentos permitiram criação das correntes de ar. Além disso, a extensa incorporação de vegetação permitiu reduzir a temperatura e resfriar a casa.
- Residências unifamiliares com materiais reciclados
- Como fazer uma fachada com materiais reciclados?
- A era de ouro da impressão 3D: inovações mudando o mundo
Moradia de fácil construção: abordar sistemas construtivos mais eficientes
Um aspecto interessante que é visível em muitas casas foi a construção modular - propondo uma geometria simples - que não só permitiu padronizar os processos construtivos, mas também abordar a pré-fabricação para reduzir o tempo de trabalho.
Os sistemas secos pré-fabricados reduziram o trabalho e, de alguma forma, apresentavam uma resposta acessível, especialmente para a mistura inteligente de materiais - como estruturas de alumínio e madeira - e, acima de tudo: replicável. Embora o último objetivo não foi alcançado em vários exemplos, propondo uma referência no modelo de desenvolvimento de pesquisa e construção tecnológica em projetos residenciais.
Outra proposta pertinente é como se desenvolve a ideia de "núcleo de serviços pré-fabricados", que abriga as instalações de encanamento e aquecimento, cercado pela cozinha e pelo banheiro, centralizando um dos maiores custos na construção da moradia.
- Projetos que mostram o potencial de pré-fabricação
- Startup brasileira cria casa pré-fabricada inteligente de montagem rápida
- Sistema pré-fabricado de madeira permite construir casas flexíveis ao redor de um núcleo funcional
- Sistema construtivo off-site duplica pavimentos e edifícios em Barcelona em 3 dias
Para isso, recomendamos os seguintes passeios virtuais, onde você pode entender a espacialidade das casas na primeira pessoa e conhecer perfeitamente a sua distribuição espacial em planta.
- Case Study House #1 / Julius Ralph Davidson
- Case Study House #2 / Sumner Spaulding & John Rex
- Case Study House #3 / William W Wurster & Theodore Bernardi
- Case Study House #4 / Ralph Rapson’s "Greenbelt House"
- Case Study House #6 / Richard Neutra: The Omega House
- Case Study House #7 / Thornton M Abell
- Case Study House #8 / Charles e Ray Eames: The Eames' House
- Case Study House #9 / Charles & Ray Eames, Eero Saarinen: The Entenza House
- Case Study House #10 / Kemper Nomland & Kemper Nomland Jr
- Case Study House #11 / J R Davidson
- Case Study House #12 / Whitney R Smith
- Case Study House #13 / Richard Neutra: The Alpha House
- Case Study House #20 / Richard Neutra: The Bailey House
- Case Study House #21 / Pierre Koenig
- Case Study House #22 / Pierre Koenig: The Stahl House
- Case Study House #23 / Killingsworth, Brady & Smith
- Case Study House #24 / A. Quincy Jones & Frederick Emmons
- Case Study House #26 / Beverley David Thorne
Confira mais artigos que investigam a situação da moradia contemporânea nos seguintes links:
- Projetos "open source" podem nos conduzir ao sonho da moradia acessível universal?
- Reflexões sobre materiais e construção: decisões que melhoram a qualidade de vida das pessoas
- Um protótipo habitacional para viver em Marte
Nota do editor: este artigo foi publicado originalmente em 25 de março de 2019.